Attention / Atenção


This blog represents my own view points and not of my employer, Amazon Web Services

Este blog representa meus próprios pontos de vista e não do meu empregador, Amazon Web Services

terça-feira, outubro 09, 2007

Geração de Gerentes

Tenho observado e me preocupado com a quantidade de profissionais recém formados nas Universidades e que saem querendo no dia seguinte ocuparem cargos de gerência e ou diretoria em TI, Segurança entre outros, se transformando em gestores do dia para a noite em um piscar de olhos.

Não que a ambição e desejo de ocupar cargos de gestão esteja INCORRETO, entendo que faz parte do processo evolutivo, mas o que me intriga é querer alcançar altos postos sem a devida preparação.

Por exemplo, os CSOs de sucesso que conheço (só não vou mencionar nomes para não cometer injustiças) na sua grande maioria são profissionais (se não na totalidade) de origens técnicas e que com o passar dos anos amadureceram e conseguiram obter conhecimentos e preparação para exercerem o papel de liderança e gerênicia necessários a um gestor. Esses por sua vez utilizam os conhecimentos técnicos como suporte na tomada de decisão e garanto que são decisões bem mais acertivas.

Como consultor tenho visto muitos exemplos de profissionais que CAEM literalmente na função de CSO e tomam decisões MALUCAS, sem qualquer base técnica e até mesmo gerencial, sem sequer pensar nos aspectos básicos de segurança, desse ponto para o desastre falta muito pouco.

Não estou nesse simples artigo generalizando, dizendo que os profissionais de segurança que não são oriundos da área técnica não podem exercer de forma "satisfatória" a função de CSO, mas o conhecimento técnico como base para a tomada de decisão é bem vindo, caso contrário o CSO deve NO MÍNIMO se cercar de profissionais com competência técnica para auxiliarem na tomada de decisão. Mesmo com conhecimento técnico ouvir os liderados também é o mínimo que se espera, mas os aspectos de liderança vou deixar para outro artigo.

Agora e se esses "profissionais técnicos" estiverem em falta ?

Acho que corremos um sério risco de termos em breve uma geração de gerentes e gestores e uma ausência de técnicos e executores valorizados, motivados e principalmente técnicamente competentes.

É importante considerar a razão pela qual A GRANDE MAIORIA quer sair da Faculdade e já se tonarem diretores e presidentes (rs).

1-) Isso está acontecendo em virtude da cultura e ou crescimento do mercado de TI e possível ausência de líderes preparados aliada a preocupação das instituições educacionais em prepararem com foco direcionado para Gestão ?

2-) O problema é que no Brasil a carreira em Y NÃO EXISTE, é uma Utopia?

Na verdade acho que é um conjunto dessas coisas. Do meu ponto de vista teremos (se nada mudar)uma geração de muitos caciques e poucos índios.

Apenas como uma observação adicional e final. A mais de 8 anos além de trabalhar como Consultor de Segurança também ministro treinamentos "técnicos" e de "Gestão" na área de Segurança de Informação e meu sentimento é que os aspectos técnicos são encarados pela grande maioria como "desejados" mas "desprezíveis" como se fossem um trabalho MENOS NOBRE. Já os aspectos de Gestão são considerados nobres e importantíssimos.

O segredo ao meu ver é o equilíbrio, ter conhecimento técnico, de gestão e qualidades de liderança, sem negligenciar nenhum deles, mas infelizmente se depreza muitas vezes o trabalho técnico.

Vale lembrar que se o Engenheiro projetar mas o pedreiro não executar adequadamente... ... a casa vai cair. Nesse sentido poderia mencionar o VALE... ... isso mesmo o VALE que existe em muitas empresas entre a Gestão e a EXECUÇÃO, originando diariamente os monstrinhos de TI e Segurança que crescem, ficam fortes e se transformam em grandes... ... ENORMES geradores de FRAUDES, PERDAS e DORES DE CABEÇA.


Para finalizar... ... um amigo diria.

"Quero ver o circo pegar fogo para jogar gasolina ..." (rs). Mas espero que esse cenário mude, afinal a área de segurança sempre vai precisar de bons gestores e também ótimos técnicos, e um bom gestor COM CERTEZA deve e precisa estar cercado de bons técnicos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Falou tudo. O que vejo é que todo mundo quer mandar (mesmo sem saber se tem capacidade para isso), já que a execução é vista como algo que qualquer um pode fazer (fábrica de software, outsourcing, etc).