Attention / Atenção


This blog represents my own view points and not of my employer, Amazon Web Services

Este blog representa meus próprios pontos de vista e não do meu empregador, Amazon Web Services

terça-feira, maio 16, 2006

PCC e a Tecnologia

Em virtude dos atos de violência promovidos pelo PCC no Estado de São Paulo, muito tem se falado em bloqueio de celulares em presídios com o objetivo de "impedir" a ação organizada de bandidos da organização criminosa, utilizando para isso equipamentos de bloqueio de sinal ou até mesmo intervenção por parte das operadoras de telefonia bloqueando o sinal na região dos presídios.

Vamos imaginar o cenário:
As operadoras ou o governo do estado compram os equipamentos necessários ou tomam as devidas providências para o bloqueio do sinal.

Problema resolvido? Será? O que impedirá os bandidos de utilizarem redes Wi-Fi para se comunicar usando VOIP? E pior como isso será monitorado? VOIP + Criptografia não tornará a escuta PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL? E quanto ao Wi-Max, como será controlar o acesso desses indivíduos a essas tecnologias? Ou alguém tem dúvida que ao invés de utilizarem os celulares os bandidos começarão a utilizar VOIP Phones, Pockets, Palms etc. Aliás quem duvida que eles já não estão utilizando dessas tecnologias ?

Não seria mais eficiente e eficaz UTILIZAR detectores de metais nos presídios? Ontem ouvi um promotor de justiça fazer a seguinte comparação:

"Um usuário comum consegue entrar em um banco com um celular? Então como os bandidos conseguem receber celulares dentro das cadeias?"

Como os celulares entram nas cadeias, corrupção, negligência na revista dos visitantes? Como controlar a conivência dentro dos presídios?

Um princípio interessante é o da rotatividade de pessoas, será que o fato de um agente carcerário ficar 2,3 4 anos no mesmo presídio não aumenta a incidência ou até mesmo a pressão para ele se corromper?

O objetivo desse simples "artigo" é incitar as pessoas a pensarem que a aquisição de uma tecnologia de bloqueio nesse caso pode dar uma falsa sensação de segurança, e não me causaria espanto ver daqui 1 ano ou até menos os "cabeças" do PCC utilizando VOIP phone, Access Points específicos, entre outras tecnologias.

Nesse caso qual será a “explicação” das autoridades ? Evolução tecnológica? Não deveria se avaliar os benefícios da implementação de qualquer tecnologia ante as demais possibilidades, ainda mais em se tratando de segurança pública?

Não acho que bloquear o sinal de celulares não seja uma boa alternativa, mas seria importante juntamente com essa ação programar mudanças PROCESSUAIS que possibilitassem maior controle sobre o que entra e sai dos presídios.

Adquirir tecnologia como panacéia sem acompanhamento de um processo seguro não resolve adequadamente os problemas de segurança.

Comentários são bem vindos.

Um comentário:

Augusto Barros disse...

Comentário perfeito. O celular não vai entrar se os carcereiros passarem por detectores de metal, controlados por uma equipe não relacionada e se as visitas ficarem atrás do vidro. Não quer ficar atrás do vidro? Então passa no detector.