Attention / Atenção


This blog represents my own view points and not of my employer, Amazon Web Services

Este blog representa meus próprios pontos de vista e não do meu empregador, Amazon Web Services

terça-feira, janeiro 24, 2006

Trojan para celulares.

Desde a descoberta do primeiro vírus para celular em 14 de junho de 2004, o Worm batizado por Cabir que comprometia celulares com o sistema operacional Symbian (suporte a plataforma Série 60) e se propagava via Bluetooth, nem muita coisa mudou, abaixo uma notícia publicada pela SYMANTEC sobre Trojans, ISSO MESMO, Trojans para celulares, apesar de considerados pouco "automatizados"e de baixo risco é importante ficarmos de antena ligada, afinal a sua empresa já está preparada para tratar esse tipo de problema, ou pior você sabe quem atualmente usa e armazena informações da sua empresa em dispositivos móveis e celulares?

http://enterprisesecurity.symantec.com/content.cfm?articleid=6369

O vírus Cabir não causava muito estrago, basicamente se replicava através do recurso de Bluetooth se “alojando” na caixa de entrada de mensagens do celular como um arquivo .sis, quando o usuário clicava na “mensagem” e escolhia a instalação ele infectava o dispositivo e iniciava a procura por outros dispositivos Bluetooth para sua propagação. Apesar de não causar muito estrago o vírus Cabir comprovou que os celulares e dispositivos móveis estão vulneráveis a vírus assim como a plataforma de PC’s.

Com a convergência da tecnologia móvel, transformando o celular em um poderoso dispositivo de armazenamento de dados e processamento de informações, sendo utilizado para visualizar e-mails, processar textos, planilhas, executando dessa forma muitos aplicativos além é claro da conectividade disponibilizada entre dispositivos, o risco de problemas relacionados à segurança aumenta consideravelmente.

Recomendações básicas como a utilização de um bom antivírus e sistemas de Firewall devem ser consideradas, principalmente no caso de telefones celulares e ou Smartphones que são utilizados para efetuar acesso direto à Internet, em alguns casos até mesmo ganhando um endereço válido na Internet. Alguém em sã consciência utilizaria um PC diretamente conectado na Internet sem no mínimo um antivírus e um bom Firewall instalado? Esse mesmo pensamento deve ser considerado para os celulares.

Outras recomendações como não abrir e-mails desconhecidos, documentos anexos duvidosos e mensagens de procedência desconhecida são importantes. Será uma missão fácil conscientizar usuários quanto a utilização de celulares de forma segura? Se no cenário atual conscientizar quanto a utilização segura de PC's já é muito difícil, imagino quanto a dispositivos móveis.Vale lembrar que recursos como Wireless e Bluetooth mal configurados podem também expor o dispositivo móvel a acessos indevidos e ações maliciosas. (velho problema das configurações Default).

Não podemos também nos esquecer que dispositivos móveis estão mais suceptíveis a roubo, ou seja, se informações são armazenadas nos mesmos, elas devem ser adequadamente protegidas, atendendo às necessidades do negócio e até mesmo requisitos definidos em uma política de utilização de dispositivos móveis (soluções de criptografia de dados podem ser consideradas).
Resumidamente, todos os problemas de segurança conhecidos no mundo dos PCs podem e com certeza deverão migrar ( e acho que em um curto espaço de tempo) para os dispositivos móveis celulares, em vista disso devemos considerar um “Kit de proteção” BÁSICO.

- Utilização de um bom Antivírus.

- Utilização de um Firewall principalmente em celulares que são utilizados para acesso a Internet, já que qualquer dispositivo diretamente conectado à Internet tem um risco de acesso indevido e ou invasão potencializado em virtude da conectividade com a rede mundial de computadores.

- Cuidados operacionais na utilização de e-mails, internet e serviços públicos (Internet).

- Verificação periódica por atualizações e correções de sistemas e aplicativos utilizados nos celulares.

- Armazenamento seguro de informações utilizando se o nível de criticidade exigir até mesmo soluções de criptografia de dados.

- Quem sabe num futuro próximo até mesmo Anti-Spywares e IDS e ou IPS... ...

Será que em breve deveremos nos preocupar com "Patch Management" para dispositivos móveis? Phising ? Key Loggers? Esse com certeza é um assunto para outro artigo.

Apenas mais uma observação:

vale lembrar - SOMENTE INSTALAR QUALQUER SOLUÇÃO NÃO RESOLVE PROBLEMAS RELACIONADOS À SEGURANÇA, É COMUM O MERCADO DAR NOME DE PRODUTOS PARA A SOLUÇÃO DE TUDO MAS É PRECISO INSTALAR, CONFIGURAR, GERENCIAR E MONITORAR ADEQUADAMENTE SEMPRE, ADEQUANDO PROCESSOS, TREINANDO E PREPARANDO PESSOAS.

Um comentário:

Augusto Barros disse...

Opa! Phishing com certeza...imagina um spam de sms: "Prezado cliente, acreditamos que esteja havendo uma tentativa de clonagem de seu celular. Por favor, responda a esta mensagem informando seu CPF"

entre outros... :-)