Attention / Atenção


This blog represents my own view points and not of my employer, Amazon Web Services

Este blog representa meus próprios pontos de vista e não do meu empregador, Amazon Web Services

sábado, janeiro 28, 2006

Agora é Oficial

Acabei de receber um e-mail da instituição (ISC)2 confirmando minha aprovação no CISSP, essa foi uma conquista importante, galgada com muito esforço, paciência, estudo e apoio de meus amigos e minha namorada que teve que aguentar vários finais de semana sem sair de casa já que eu estava "enterrado" nos livros. Pri te amo muito.

Para os amigos e leitores que tem interesse na certificação e também estão trilhando o caminho do sucesso segue a trajetória por mim adotada.

1. Planejamento.
Faça um planejamento de estudos, essa fase é importante (no meu caso 2 horas diárias durante a semana, 4 horas as sábados e domingo é da família OK).

2. Persistência e Disciplina
Seja persistente e disciplinado não desanime, o estudo mais do que obter a certificação agrega conhecimentos valiosos para o profissional de segurança da informação.

Obs: Aproveitando o tópico persistência e disciplina, muitas vezes me perguntam, qual o conselho que eu daria para uma pessoa que está interessada em iniciar uma carreira em segurança da informação, então aproveitando o ensejo segue alguns que acho importante.

1- Aprenda a aprender.
2- Estude sempre, faça disso uma rotina prazerosa.
3- Ame o que você faz.
4- Saiba questionar e ouvir.
5- Seja humilde, é impossível saber e conhecer tudo.
Como diria Sócrates: “Só sei que nada sei”.
6- Saiba discutir idéias e ouvir a opinião dos outros.
7- Persistência e Disciplina SEMPRE.
8-Trace os objetivos a curto, médio e longo prazo para a sua carreira.

3. “Não à DECOREBA”. É lógico que algumas coisas não têm como escapar da “decoreba”, como os protocolos de criptografia simétricos (DES, 3DES, AES...) , assimétricos (DH, RSA ...), extintores para incêndio (tipo A, B, C, D, K...) entre outras coisas. Mas na grande maioria dos domínios entender é fundamental, decorar apenas não ajuda para a prova e MUITO MENOS PARA O DIA-A-DIA de um profissional, em muitas questões da prova é necessário escolher a “melhor resposta” e para isso é necessário senso crítico e conhecimento do assunto.

4. Braindump NEM PENSAR.
Se você acha que apenas estudar por questões vai resolver, como em algumas provas de fabricantes de produtos você está completamente enganado. O mais próximo da prova (pois você não vai encontrar questões do tipo ahhhhhhhhh essa eu vi no Braindump x, y ou z) é a prova on-line oferecida pelo (ISC)2 a um custo de U$50,00 ( no momento de publicação desse artigo) , bem como as questões do simulado aplicado no final do seminário Oficial, no Brasil representado pela Módulo Security Solutions. As questões do CCURE podem ser utilizadas para avaliar conhecimentos nos 10 domínios, mas não representam à realidade da prova.



5. Literatura.
Concentra-se em um ou dois livros apenas, não use muitas literaturas para não se perder, vou transcrever aqui o que eu utilizei para meu estudo:

1. (ISC)2 Guide to the CISSP Exam. (Guia Oficial do ISC2)
2. CISSP All-in-One Exam Guide (a parte de criptografia é bem mais didática). – Shon Harris
3. Material do Curso Oficial (Oferecido no Brasil pela Módulo Security Solutions, recomendo fortemente).


6. No meu caso após definir a estratégia de estudo, tempo para a preparação, e executar o plano, fiz uma revisão (o treinamento oficial) 15 dias antes da prova e nas 2 semanas subseqüentes fiz uma revisão geral apenas uma recapitulada utilizando meus resumos e também alguns simulados.

7. Durante a prova mantenha a calma, o inglês afiado é PRIMORDIAL, leve um bom dicionário inglês – português (que é permitido e pode ajudar muito). Ai é só colocar os conhecimentos adquiridos em prática e como me disse o mestre
Augusto Quadros Paes de Barros na véspera da prova:
“Divirta-se durante a prova”

E como diria o Anderson Ramos:
“Sucesso, pois para quem está preparado devemos desejar Sucesso não Sorte”.

Bom é isso espero que tenhamos muitos mais CISSPs nos próximos anos.

Que venha agora o PMP e o CISA (espero no fim do ano trazer dicas também).

Nenhum comentário: