Attention / Atenção


This blog represents my own view points and not of my employer, Amazon Web Services

Este blog representa meus próprios pontos de vista e não do meu empregador, Amazon Web Services

sexta-feira, julho 11, 2014

Laboratório Experimental - Cyber defesa

Ao lado convite enviado hoje para os alunos interessados no Curso de Pós Graduação em Segurança da Faculdade de Jaguariúna (FAJ).

Trata-se de um laboratório para que os alunos interessados possam conhecer melhor o conteúdo do curso, uma vez que o laboratório de simulação de Cyber Defesa considera a criação de 2 ou 3 Grupos que deverão proteger um ambiente tecnológico sobre ataque, mitigando os problemas e fazendo análise forense do incidente durante o período do laboratório.

Todo o laboratório é realizado em ambiente controlado e em escala reduzida, com máquinas físicas, virtuais e também com ataques previamente agendados para ocorrerem em um dia "normal" de operação do ambiente simulado.

Durante o dia "normal" de operação do ambiente são simulados ataques de DDoS, Phishing e máquinas infectadas de usuários com Malwares e Backdoors, tudo executado em ambiente controlado e limitado para evitarmos maiores surpresas :).

No decorrer do laboratório os Grupos devem reportar periodicamente (a cada 30 minutos) as evoluções do trabalho e adicionalmente durante as 8 horas de laboratório os grupos recebem pontuações a medida que vão detectando, respondendo e mitigando os ataques corretamente.

Esse laboratório foi muito bem recebido pela primeira turma a ponto de termos "repeteco" a pedido dos alunos mesmo após finalizado o curso, apenas por diversão :).


Teremos os grupos formados por alunos da primeira turma e alunos da segunda turma, onde os alunos da primeira turma poderão aplicar novamente todos os conhecimentos obtidos em 18 meses de curso e também se integrar com os alunos da segunda turma. Além disso os alunos da segunda turma poderão obter uma "pitada" dos desafios que os aguardam  :)

Ressalto que a Turma-01 foi sensacional, parabéns a todos, o dia 14 de junho me fez realmente lembrar como é bom dar aula para turmas dedicadas, interessadas e reduzidas, onde podemos nos aprofundar ainda mais nos temas técnicos e extrapolar o nível de discussão. Abaixo o placar final dos 3 Grupos que participaram do desafio.


Pessoal dia 26 temos repeteco :).

Ua
Zillo




At.
Marcello Zillo Neto

Nenhum comentário: