Attention / Atenção


This blog represents my own view points and not of my employer, Amazon Web Services

Este blog representa meus próprios pontos de vista e não do meu empregador, Amazon Web Services

sexta-feira, setembro 15, 2006

Trojan para celulares?????

Com a convergência de dados, voz, banking e derivados cada vez mais os dispositivos móveis se tornam alvo de ataques, sem levar em consideração ainda a quantidade de informações que esses dispositivos podem armazenar e a "facilidade" dos usuários baixarem e-mails, dados e informações diversas.

Nas conversas de "botequim" tenho comentado com meus amigos a preocupação com a convergência de dados / voz em um único dispositivo, principalmente pelo fato do usuário ( mesmo o já conscientizado sobre a necessidade de segurança em seu PC) não ter nem ídéia que o celular e dispositivos móveis portáteis necessitam de segurança, talvez por acharem que os celulares não estão suceptíveis a problemas de "vírus"e o que dirá "trojans".

Pois para esses usuários recomendo um "olhadela" no aumento considerável da quantidade de vírus para celulares, mais de 500% em pouco mais de um ano, além disso como se não bastasse o primeiro trojan para celular ( Trojan Comercial) já foi criado ( isso me lembra o Back Orifice).

O Trojan para celulares é o FlexiSpy, se você deseja dar uma olhada nas mensagens de sua "namorada" vá em frente (é bom deixar claro que o princíprio da privacidade será comprometido). Agora o que impede então de termos um software para monitorar acessos bancários ? Phishing para celulares? Será?

É bom ficar de antena ligada. Talvez o que ainda dificulte a propagação dos vírus é o fato dos fabricantes em muitos modelos optarem por sistemas proprietários como Symbian entre outros, mas vale ressaltar que o cenário tende a mudar com Windows Pocket, Windows Mobile e acreditem LINUX.

Vale dar uma olhada em http://www.mvista.com/, como será a configuração de serviços desses brinquedinhos hein ? Ahhhhh só para lembrar celulares com EVDO, 1XRTT, GPRS, EDGE tem IP válido na Internet OK, alguém imagina o que poderia acontecer ?

Estou me aprofundando no assunto e alguns testes, acho que em breve postarei novidades.

Nenhum comentário: