Attention / Atenção


This blog represents my own view points and not of my employer, Amazon Web Services

Este blog representa meus próprios pontos de vista e não do meu empregador, Amazon Web Services

domingo, setembro 21, 2008

A caminhada.

Gostaria hoje de compartilhar com os leitores do Blog a alegria que tive no dia de ontem (20 de setembro) ao voltar à Universidade São Francisco onde me formei em Engenharia de Computação em 2001.

Foi muito importante ter voltado onde praticamente se iniciou minha carreira(6 anos antes em 1995) podendo falar da minha profissão para os alunos da Graduação.

Adoro esse contato com as Universidades, a sagacidade dos alunos por conhecimento me faz sentir cada dia mais jovem, forte, disposto e motivado a continuar, literalmente me "recarrega as baterias".

Ontem me recordei de uma citação do professor Randy Pausch, pessoa que não tive a oportunidade de conhecer (infelizmente) mas que lendo seu livro e procurando um pouco de informações de sua vida é fácil descobrir um ser humano simplesmente fantástico, um exemplo de vida.

O professor Randy menciona em seu livro que ele sentia nas aulas e palestras que ministrava uma prazer enorme ao saber que nas aulas tinha a oportunidade de ajudar outros estudantes a obter conhecimento e se tornarem pessoas melhores (prova viva de doação).

Quando ministro aulas realmente tenho um prazer enorme em trocar conhecimento e saber que posso ajudar outras pessoas a refletir sobre segurança da informação ou sobre a própria vida. Sinceramente acredito que a reflexão seja um caminho curto para o equilíbrio e felicidade.

Ontem durante a palestra de 1 hora e meia, falei sobre a evolução da Área de Segurança da Informação, o cenário atual e as perspectivas de carreira. Achei importante destacar que quando eu fiz Universidade o assunto não era tão "abortado", ou seja, é fundamental aproveitar esse momento, muitas coisas que aprendi na área necessitaram de horas e horas e horas de auto estudo e dedicação (não que isso ainda não seja necessário), mas hoje o assunto está mais presente na vida "universitária" dos alunos, basta verificar a existência de matérias de segurança na própria graduação.

O tema por sí só já é muito interessante, e os alunos participaram ativamente com perguntas, realmente foi muito prazerozo e diria também que divertido.

No final da palestra fiz questão de enfatizar a emoção de estar na Universidade (detalhe na sala onde tive várias aulas de cálculo, física entre outras matérias), para trazer conhecimento, podendo assim me tornar também fornecedor de conteúdo e experiências para os alunos da gradução.

Será um momento a ser lembrado, andando pelos corredores vi um filme muito rápido passar pela minha cabeça com várias cenas, dificuldades superadas, desafios vencidos até chegar aqui nesse momento.

Isso só me da mais energia, permitindo saber que ainda existem muitos desafios a vencer mas que quando chegar lá, poderei olhar para trás com orgulho da caminhada.

Certa vez ouvi um provérbio (acho que chinês) que dizia mais ou menos assim... (Eu acho - rsrs).

"O mais importante não é chegar no topo, mas aproveitar toda a caminhada até lá".

Acho que é isso.

Mais um momento muito bacana, simples, mas inesquecível.

quarta-feira, setembro 10, 2008

Será o fim do mundo???

Realizou-se hoje a primeira tentativa para circular um feixe de partículas no LHC - Large Hadron Collider - que algumas pessoas tem chamado de "a máquina do fim do mundo".

Vale Conferir AO VIVO.

Mais informações.