Attention / Atenção


This blog represents my own view points and not of my employer, Amazon Web Services

Este blog representa meus próprios pontos de vista e não do meu empregador, Amazon Web Services

sábado, janeiro 26, 2008

Ferramenta Indispensável.

Para os profissionais de segurança que alguma vez já precisaram efetuar análise comportamental de um Malware, com certeza já utilizaram as ferramentas do Sr. Mark Russinovich. Confesso que depois da aquisição da Sysinternals pela Microsoft, fiquei "preocupado" com o futuro das ferramentas, mas é ótimo perceber que as ferramentas evoluíram muito e foram incorporadas já a algum tempo na plataforma de sistemas operacionais da Microsoft.

Essa semana tive que utilizar o Process Monitor e resolvi testar a nova versão, achei simplesmente fantástico, facilita muito a análise de binários.

Aqui o link link para a ferramenta Process Monitor e demais ferramentas.


Adicionalmente recomendo assistirem ao vídeo do próprio Sr. Mark.

Bons testes (rs).

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Nova roupagem para velhos conhecidos

Enquanto "velhos" atores e artistas são ressuscitados através de filmes e documentários trazendo nova roupagem para velhos conhecidos (Rocky Balboa, Rambo4, Indiana Jones, Jackson 5 entre outros) vejo que também na área de segurança velhas vulnerabilidades trazem novo problemas.


Uma notícia do Computer World me fez lembrar dos primeiros ataques direcionados aos usuários (PHISING) que tinham como objetivo alterar as configurações de DNS da estação ou o arquivo hosts do Windows direcionando o usuário para um site fake.

Agora o ataque é praticamente o mesmo porém direcionado para outro "ativo", nesse caso o roteador Wireless.

O chamado "drive-by pharming" compromete os roteadores Wireless que usam o antigo VENENO usuário e senha padrão.

Está ai, velhos truques com novas roupagens.

sexta-feira, janeiro 18, 2008

A insegurança em locais inimagináveis

A cada vez que vejo uma notícia como essa de um garoto que consegue ocasionar um estrago real usando vulnerabilidades tecnológicas simples, tenho a certeza que o futuro "promete", afinal tecnologia e conectividade estão presentes em literalmente tudo (imagino uma geladeira IP sendo comprometida -rs), chego até a pensar que o filme Duro de Matar 4 pode não estar exagerando tando assim (mas pensando bem invadir um satélite usando um Nokia Communicator com Symbian é D+ pra mim).

Todos os dias novas tecnologias surgem e dai a necessidade de novas preocupações com segurança, novas especificações, novos padrões, e antes mesmo de implementarmos novas tecnologias SEGURAS, aparecem outras, depois outras e sucessivamente, realmente vira uma corrida contra o tempo (me lembro sempre da imagem de um cachorro correndo atrás do rabo).

Com isso vão se criando legados muito rapidamente e esses consequentemente vão ficando praticamente esquecidos, até que um profissional totalmente paranóico de segurança da informação (afinal ser paranóico às vezes é preciso, mas com sabedoria, mesmo que pareça difícil) lembre dela ou aconteça um evento como o anteriormente mencionado.

Gostei também da conclusão do Schneier.